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Noticias sobre Caminhões e Transporte


Caixa faz feirão para financiamento de veículos


A Caixa Econômica Federal promove, nesta semana, o Salão Auto Caixa, em ação simultânea em todos os estados, com exceção do Acre e do Distrito Federal. O salão, que vai desta quinta-feira (10) até o sábado seguinte (12), terá participação de 1.470 concessionárias de 34 marcas, em 363 municípios. Nesse período, a Caixa oferecerá atendimento exclusivo para o cliente adquirir seu veículo (carro ou motocicleta), novo ou usado, com taxas a partir de 0,93% ao mês e prazo para pagamento de até 60 meses. A lista das concessionárias participantes do Salão Auto Caixa está disponível no endereço www.salaoautocaixa.com.br, no qual os interessados podem fazer consultas por estado, cidade, bairro e marca do veículo, e conferir o brinde oferecido. Para contratar o Crédito Auto Caixa, o cliente precisa apresentar carteira de identidade, CPF e comprovantes de renda e de residência. No ano passado, a instituição financiou a compra de mais de 98 mil veículos a seus clientes, considerando apenas as operações feitas por meio de suas agências. Somando com os contratos firmados pelo Banco PAN, parceiro no segmento, a produção atingiu mais de R$ 8,6 bilhões no ano.



Nacionalização do Actros ganha campanha especial 

26 de fevereiro de 2014


Fabricante aproveitou o carnaval para comemorar a produção nacional do extrapesado.


Como você já leu aqui, o plano de nacionalização do Actros tem sido um sucesso e o modelo extrapesado da Mercedes-Benz está cada vez mais verde e amarelo. Em um primeiro momento, elementos como o quadro do caminhão, sistema de exaustão e rodas passaram a ser produzidos em território brasileiro, na planta de Juiz de Fora (MG).



Já na segunda fase do programa, o foco foi itens que aumentam a economia e que proporcionam conforto ao condutor, como suspensão a ar, bancos pneumáticos e vários outros destaques. Com a atual nacionalização do Actros 2646 6×4, para aplicações rodoviárias, já é possível financiá-lo com até 80% das condições do BNDES Finame.



E para comemorar essa “brasilidade”, de forma inédita no segmento de veículos comerciais, a Mercedes-Benz utilizou o YouTube para o lançamento de uma nova campanha publicitária. O vídeo, chamado #ÉdeActrosQueEuVou, aproveita a maior festa popular do país para reforçar sua imagem como um caminhão cada vez mais brasileiro.



“Queremos enfatizar que o Actros está cada vez mais adequado ao perfil do transporte de carga no Brasil, respeitando as características regionais”, destaca Cláudia Campos, gerente de Marketing e Comunicação de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso nos motivou a criar vários anúncios específicos, para revista e jornal, que serão veiculados localmente em parceria com a rede de concessionários”, completou a executiva.



Com vocês, o alemão que virou brasileiro e aprendeu até a sambar:




O pesado mais econômico do mundo

Criado em parceria entre Cummins e Peterbilt, faz 4,54 km/l





“SuperTruck” foi apresentado ao presidente dos EUA, Barack Obama, como promessa de desempenho para os próximos veículos pesados
Diante de política de redução do consumo de combustível nos Estados Unidos, as americanas Cummins e Peterbilt, fabricantes de motores diesel e de caminhões, respectivamente, desenvolveram o “SuperTruck”, hoje o caminhão pesado mais econômico do mundo, capaz de rodar até 10,7 mpg, o equivalente a 4,54 km com um litro de diesel. 



O caminhão Peterbilt (uma das marcas do grupo Paccar) escolhido para os testes foi o cavalo mecânico pesado 579, equipado com um motor Cummins ISX15 desenvolvido com várias melhorias. A marca de consumo sem precedentes em veículos desse foi alcançada durante testes no fim de dezembro entre as cidades de Denton e Vernon, no Texas. O caminhão, lastreado com 29 toneladas, a uma velocidade média de pouco mais de 100 km/h, percorreu cerca de 500 km, exatamente a mesma distância que havia feito há dois anos, mas então com média de 2,3 km/l. 

O projeto é fruto de iniciativa público-privada para estimular a inovação na indústria norte-americana de veículos comerciais, com apoio de agências do governo, laboratórios e universidades, além do Departamento de Energia dos EUA (DOE). Em quatro anos, foram investidos US$ 38,8 milhões no programa, que deve chegar ao fim este ano. 

Bons resultados foram conquistados desde 2009, quando tudo começou. De acordo com os cálculos das empresas, as melhorias realizadas no SuperTruck desde então permitiram atingir ganho de 75% de economia de combustível, além de redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa. Na prática, o resultado representa economia com combustível de US$ 27 mil por ano. 

Em comunicado, a Cummins explica que o motor ISX15 converte o calor do escape em potência entregue ao virabrequim. Além disso, o sistema de powertrain é controlado eletronicamente para maximizar o uso do combustível. No início do projeto, os idealizadores acreditam que seria impossível chegar aos 4,54 km/l. No entanto, com os avanços no motor e também na aerodinâmica do caminhão, que é mais leve do que os convencionais, foi possível atingir a meta. 

A Eaton também participou do projeto e está desenvolvendo uma transmissão automatizada que aumenta a eficiência de combustível em caminhões pesados, o que pode ajudar a melhorar ainda mais o resultado. 


“O SuperTruck demonstra claramente as tecnologias que podem proporcionar melhorias significativas de eficiência de combustível nas próximas décadas. Continuaremos a desenvolver atributos de custo e desempenho para tornar esses veículos fortes sucessos comerciais”, conclui Wayne Eckerle, vice-presidente de pesquisa e tecnologia da Cummins.

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/19071/o-pesado-mais-economico-do-mundo



Porto de Santos ganhará mais um pátio regulador, em Sumaré

O Porto de Santos ganhará mais um pátio regulador na próxima semana. A unidade, de propriedade da Rumo Logística (Grupo Cosan), que opera terminais açucareiros no complexo marítimo, fica em Sumaré, a cerca de 23 quilômetros de Campinas, no Interior do Estado. Ela será o terceiro bolsão de estacionamento a atender os caminhões que transportam a safra agrícola com destino ao cais santista.

O início das operações do pátio foi anunciado pelo ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, na noite da última segunda-feira, durante reunião, em Brasília, com os ministros César Borges (Transportes) e Antônio Andrade (Agricultura) e representantes de produtores e exportadores agrícolas. O encontro teve o objetivo de analisar o impacto das ações do Governo para coordenar o escoamento da safra por Santos.

O novo bolsão fica no bairro São Judas Tadeu, em Sumaré, às margens da Rodovia Anhanguera. Ele deve ser credenciado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) até a próxima sexta-feira, informou a estatal. Até a última terça-feira, o registro dependia apenas da sincronização do sistema de informações do pátio com o Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões do Porto.
leia mais / Fonte: http://www.atribuna.com.br/porto-mar/porto-de-santos-ganhar%C3%A1-mais-um-p%C3%A1tio-regulador-em-sumar%C3%A9-1.367966


Mercedes-Benz premia melhores projetos de design de caminhões

Mercedes-Benz e Istituto Europeo di Design estabelecem parceria, que tem caminhão Axor como foco dos trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Transportation Design

Autor do trabalho de maior destaque ganha oportunidade de estagiar na área de design da Mercedes-Benz, vivenciando o dia a dia do desenvolvimento de novos produtos

Com a proposta de apresentar um veículo amigável com o meio ambiente, e visando o desenvolvimento dos alunos, o IED – Istituto Europeo di Design –, sediado em São Paulo, e a Mercedes-Benz, que mantém uma parceria primordialmente institucional com a escola, avaliaram os trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Design da Mobilidade e premiaram o vencedor com uma excelente oportunidade profissional de um mês de estágio na Alemanha, além de cinco meses no Brasil no estúdio de design da Mercedes-Benz.

Os alunos do curso apresentaram os projetos, cujo desafio foi criar um caminhão aerodinâmico, abordando questões de custo de produção, operação do veículo, redução do consumo de combustível e melhor rendimento na estrada.

“A Mercedes-Benz propôs esse concurso visando a formação de profissionais que deem ideias baseadas em aspectos fundamentais para nós. Somos uma empresa comprometida com a inovação e aprimoramento dos produtos, e preocupada com a preservação do meio ambiente, considerando sempre a redução do consumo de combustível e da emissão de CO2”, afirma Walter Sladek, vice-presidente de Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.

Os alunos fizeram um estudo sobre o Axor – extrapesado da Mercedes-Benz – e colocaram em exposição o TCC de duas maneiras: um Board com os principais pontos analisados em destaque, para dar suporte à apresentação; e um Clay – modelos em escala feitos em uma espécie de argila – do protótipo do caminhão desenvolvido por cada aluno.

Na banca avaliadora, o convidado especial foi o Diretor de Design para Veículos Comerciais, Vans e Veículos Especiais da Daimler, Kai Sieber, reconhecido mundialmente no segmento de design pela nova linha de caminhões que atendem à legislação do Euro 6. O executivo foi responsável pela avaliação e escolha dos melhores projetos, cujo autor terá a oportunidade interna na empresa, dentro da área de estilo.

A Mercedes-Benz firmou parceria com o Istituto Europeo di Design em Março de 2013.


Desde 2005 no Brasil, a escola surgiu na Itália há 47 anos, e já formou mais de 90 mil estudantes em todo o mundo. Oferece cursos em laboratórios criativos e dinâmicos, nas áreas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação.




Tecnologia brasileira reduz tempo de combate a incêndios


fotos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uma tecnologia inédita desenvolvida pelo instituto de engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promete reduzir substancialmente o tempo de combate a incêndios.
O novo sistema, baseado no uso de jatos de CO2 vaporizado, foi instalado em um caminhão que foi entregue ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

O caminhão servirá como banco de testes da nova tecnologia, que será avaliada em situações reais de combate a incêndio na cidade.
A tecnologia é fruto de 16 anos de trabalho do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coppe/UFRJ, e será comercializada pela Cdiox Engenharia, uma empresa nascida e incubada na universidade.
A tecnologia, batizada de Sistema de Descarga Baseado em Gás Liquefeito, caracteriza-se pela descarga massiva de dióxido de carbono (CO2) em estado líquido, a baixa temperatura (entre -72 e -60 graus Celsius) e sob alta pressão.
Os pesquisadores conseguiram desenvolver um sistema pelo qual o CO2, que é armazenado em estado líquido, é lançado nas chamas sob forma de vapor sem se solidificar - ou seja, o CO2 não congela a linha por onde é lançado.
Usado como agente extintor, o CO2 diminui a concentração de oxigênio, abafando as chamas. Como é lançado em baixa temperatura, ele dificulta o aparecimento de novos focos de incêndio e quebra a reação em cadeia da combustão.
Primeiros do mundo
A inovação já rendeu pedidos de patentes para a tecnologia no Brasil e nos Estados Unidos. "Vamos ser os primeiros do mundo nessa tecnologia", afirma o coordenador técnico do projeto, Moacyr Duarte.
A nova tecnologia começará a ser testada nos próximos dias, servindo inicialmente como um treinamento para os bombeiros. De acordo com Duarte, o caminhão deverá estar nas ruas em três meses.
Somente ao final dos ensaios é que será possível afirmar com precisão em quanto o tempo de combate ao fogo será reduzido com o uso do CO2 no lugar da água.
As avaliações iniciais indicam que o caminhão, com capacidade para transportar 12 toneladas de CO2, consiga debelar chamas em uma área de 100 metros quadrados em apenas 4 minutos.

Comparando o uso da água com a nova tecnologia, o tempo-resposta a um incêndio, do início do combate às chamas até o rescaldo final, deverá cair de 4 horas para cerca de 20 minutos.
Fonte: http://www.bombeirosdf.com.br/2014/02/tecnologia-brasileira-reduz-tempo-de.html#more



Motorista que caiu de caminhão quebrado será indenizado

A 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) condenou a Construtora Odebrecht S/A ao pagamento de R$ 15 mil, a título de danos morais, a um motorista que sofreu acidente de trabalho em Angola, ao cair de um caminhão com avarias. O colegiado reformou a sentença de 1º grau que havia considerado improcedente o pedido. A  decisão, unânime, foi proferida no último dia 4 de fevereiro.

Em abril de 2008, o autor foi contratado como motorista de veículos pesados para trabalhar no país africano. Segundo ele, em fevereiro de 2009 recebeu ordem para conduzir um caminhão que estava avariado na lateral, sem para-lama e sem degrau devido a uma colisão no dia anterior. O trabalhador alegou que, em razão dos defeitos do veículo, caiu e sofreu lesões na perna esquerda e na coluna cervical.

Mesmo assim, continuou a trabalhar, o que piorou seu estado de saúde. Após permanecer 40 dias no alojamento, sem atendimento médico adequado, comunicou o fato à embaixada brasileira em Angola, que determinou seu retorno ao Brasil. Entre 2009 e 2010, foi submetido a cirurgias, mas as fortes dores na coluna permanecem até hoje. Além disso, perdeu a sensibilidade na perna esquerda, que está permanentemente inchada. O quadro de saúde do autor acarretou a concessão de aposentadoria por invalidez. Seu contrato de trabalho com a construtora segue suspenso.

A relatora do acórdão, desembargadora Dalva Amélia de Oliveira, considerou que houve responsabilidade subjetiva da empresa no acidente, por ter sido negligente na conservação do caminhão. “O autor foi aposentado por invalidez, sendo, pois, evidente o abalo psíquico sofrido pelo obreiro em decorrência do acidente e da sequela que adquiriu, grave a ponto de impossibilitá-lo de continuar exercendo suas atividades profissionais”, assinalou.

Ao justificar o valor da indenização, a magistrada ressaltou que é preciso levar em conta “a extensão do dano; a gravidade da culpa; a capacidade residual de trabalho; a possibilidade de readaptação ou reabilitação profissional; o percentual da invalidez parcial ou a invalidez total”.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2014-fev-24/construtora-indenizar-motorista-acidentado-problemas-caminhao





Em ano de safra recorde, o Actros é ótima opção


Modelo 2646 6×4 possui PBTC de 74 toneladas. 

Segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil terá mais uma super safra em 2014. A previsão é de que a produção de grãos ultrapasse a marca de 196 milhões de toneladas. Para transportar todo esse alimento, a melhor opção é o Actros, extrapesado com entreeixos de 3.300 mm que apresenta grande desempenho e rentabilidade para o setor graneleiro.

Com tração 6×4, o veículo é indicado para multicomposições como bitrem, bitrenzão e rodotrem, com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) que pode chegar a 74 t.

O Actros 2646 possui trem de força com motor OM 501 LA de 6 cilindros em V que proporciona potência de 456 cv a 1.800 rpm e torque de 2.200 Nm a 1.080 rpm. O câmbio é o exclusivo Mercedes PowerShift G 330 de 12 marchas com acionamento sem pedal de embreagem. Além do conforto de operação, o Mercedes PowerShift conta com funções que auxiliam o motorista nas mais variadas situações de tráfego. A função Power, por exemplo, possibilita a troca de marchas em rotações maiores do motor, o que é importante em momentos de ultrapassagem ou em trechos muito íngremes. Outra vantagem deste caminhão é a sua suspensão a ar com quatro bolsões por eixo, o que proporciona mais rapidez nos engates e desengates e melhor absorção dos impactos vindos da via, conferindo mais conforto para o motorista e melhor preservação da carga.

A economia é outro fator fundamental que faz do Actros um caminhão ideal para o transporte de grãos em longas distâncias. Com motor equipado com a tecnologia BlueTec 5, a redução no consumo de combustível pode atingir até 6%. Aliado a isso, o freio de motor Top Brake reduz a utilização dos freios de serviço, fazendo com que os pneus e os componentes dos freios ganhem muito mais durabilidade.


Contate o concessionário mais próximo e peça para conhecer o Actros, o melhor caminhão para o transporte de grãos de uma safra que promete ser recorde!

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/em-ano-de-safra-recorde-o-actros-e-otima-opcao/




Máquinas ajudarão na reconstrução de estradas em municípios mineiros


As máquinas entregues nesta segunda-feira (17) pela presidenta Dilma Rousseff em Governador Valadares também serão destinadas a municípios mineiros que foram afetados pelas fortes chuvas no estado no fim de 2013. Dos 92 municípios contemplados com pás carregadeiras e motoniveladoras, 36 haviam decretado situação de emergência em dezembro do ano passado e irão receber, de forma antecipada, os equipamentos para ajudar na recuperação de estradas.

Segundo o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho, as máquinas agrícolas ajudam os municípios a melhorar o escoamento da produção, sobretudo a oriunda de pequenos produtores, bem como no transporte escolar e da própria população do município.

Minas Gerais é o estado que mais vai receber máquinas agrícolas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Dos 853 municípios do estado, 792 possuem menos de 50 mil habitantes e estão aptos a receber o kit doado pelo governo federal. Além disso, 134 municípios estão dentro da região do semiárido e também recebem – além da motoniveladora, retroescavadeira e caminhão-caçamba – uma pá carregadeira e um caminhão-pipa.

“Minas Gerais é um estado eminentemente agrícola. A agricultura é um fator muito determinante no PIB desses municípios e alguns possuem dificuldades para adquirir esses equipamentos com recursos próprios”, afirma Alcides Guedes.

http://blog.planalto.gov.br/maquinas-ajudarao-na-reconstrucao-de-estradas-em-municipios-mineiros/




Sest Senat vai garantir a primeira habilitação a 50 mil jovens de baixa renda

Poderão participar do projeto maiores de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos.

Para suprir o déficit de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte, o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade, autorizou o desenvolvimento do projeto Primeira Habilitação para o Transporte, de âmbito nacional, e que vai fornecer, de maneira gratuita, a primeira habilitação a 50 mil jovens em todo o Brasil.

O projeto, que será realizado pelo Sest Senat, prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Para a seleção dos jovens, o Sest Senat utilizará as suas unidades de atendimento, os sindicatos e as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

“Essa iniciativa do Sest Senat pretende atender uma demanda do mercado de transporte. Nos últimos anos, as empresas estão tendo dificuldades em contratar profissionais, e a nossa ideia é suprir essa carência. Além disso, com a gratuidade da formação e da CNH, também garantimos ao jovem uma profissão, e cumprimos com os nossos objetivos institucionais de desenvolvimento profissional e social”, afirma o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade.

Quais são os pré-requisitos para participar?
Para participar do projeto, é preciso ter entre 18 e 25 anos, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade ou documento equivalente, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelas mais de 100 unidades do Sest Senat e assinar um contrato de adesão, em que assume o compromisso para se engajar no setor de transporte.

Como participar?
Todos os interessados em participar do programa podem obter informações pelo telefone 0800 728 2891 e realizar a pré-inscrição pelo formulário na Internet.

O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas.

Os beneficiários atendidos pelo projeto que não cumprirem as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo.



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